Wednesday, September 09, 2009

A alfabetização em nossas escolas

O fenômeno do letramento, então, extrapola o mun­do da escrita tal qual ele é concebido pelas instituições que se encarregam de introduzir formalmente os sujeitos no mundo da escrita. Pode-se afirmar que a escola, a mais importante das agências de letramento, preocupa-se, não com o letramento, prática social, mas com apenas um tipo de prática de letramento, a alfabetização, o processo de aquisição de códigos (alfabético, numérico), processo ge­ralmente concebido em termos de uma competência indi­vidual necessária para o sucesso e promoção na escola. Já outras agências de letramento, como a família, a igreja, a rua como lugar de trabalho, mostram orientações de le­tramento muito diferentes.”(Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola-Kleiman,2006)
Dentro deste trecho , saliento uma especificamente: "...processo ge­ralmente concebido em termos de uma competência indi­vidual necessária para o sucesso e promoção na escola."
Nossos alunos chegam à escola ricos de conhecimentos , 'letrados socialmente' , com uma bagagem imensa para ser explorada e aproveitada para o ensino , para a alfabetização. E o que é feito? Coloca-se um arreio em todos e diz: b com a é ba ; b com o é bo...Repitam! Copiem!
Aquele aluno que não consegue repetir e/ou copiar não está alfabetizado , nem letrado e tem que repetir o ano para 'aprender'!
Devemos refletir seriamente: O que estamos fazendo?

No comments: