Sunday, May 18, 2008

Libras



Comecei em abril a realizar um projeto de vida que foi traçado há 20 anos.

Quando estava no último semestre do curso de magistério , em 1986, o professor de sociologia nos levou à escola Concórdia para conhecermos o trabalho com libras para alunos surdos.Naquele dia decidi que faria este curso e de alguma forma que ainda não sabia , faria algo relacionado à educação de surdos.

Tentei por várias vezes fazer , mas não conseguia .Certa vez fui me informar a respeito em uma escola que estava promovendo e lá me disseram que apenas familiares poderíam fazer , ou formados em pedagogia especial. Outras tantas vezes o curso era caro demais para minhas possibilidades.

Pois agora finalmente consigo fazer o curso, promovido pela Faced , em conjunto com o CAS. Não tenho como expressar o quanto me sinto realizada. Tenho buscado aproveitar este momento para participar de fóruns e eventos ligados ao assunto para conhecer , me aprofundar, na questão da educação de surdos no nosso Estado.

Neste sábado , 17/05 , participei do II fórum estadual de educação de surdos , o que me permitiu uma visão ampla do que está sendo feito ou pretendido para esta educação em nosso Estado , tanto em nível federal quanto em nível estadual.

Como há 20 anos , ainda continuo sem saber com certeza qual caminho seguir dentro desta área , mas o curso de libras termina apenas em 2009. Até lá vou conhecendo sobre a educação de surdos e depois de ter uma base substancial acredito que vou escolher pelo caminho que eu melhor puder contribuir.

1 comment:

Luciana Betat said...

Oi Magali,compartilho da mesma idéia e sentimento,estou adorando o curso,que oportunidade hein?
Estamos sendo privilegiadas com tanta riqueza de informação,conhecer a língua dos surdos.
Quem sabe pinta uma oportunidade nessa área e se torna uma concretização de um sonho?
Beijos