Tuesday, May 06, 2008

Projeto "Paz!"

Iniciei meu projeto motivada pelas informações obtidas no curso ministrado pela Adriana Jung Serafini, e por sugestão da escola .

Após receber as informações , principalmente sobre bullying, busquei na web informações com a temática 'violência' , e encontrei um site com muitos dados e sugestões de abordar este assunto.

Para despertar nos alunos o interesse no debate sobre o tema, busquei na biblioteca da escola um livro bem interessante que destaca muitos assuntos , além de algumas formas de violência. Este livro tem como título "E se mamãe não voltar para casa?",de Henry Correa de Araujo, editora comunicação.

Busquei também livros com atividades para desenvolver com os alunos dentro desta temática , e encontre o livro do programa VIVE (vivendo valores na educação) : Atividades com valores para estudantes de 7 a 14 anos, de Diane Tillman, distribuido pela UNESCO. Este livro é muito interessante pois possui sugestões de formas de iniciar a reflexão sobre diversos temas ligados à valores, entre eles a paz.

Para leitura , retirei da biblioteca de minha escola "A sociedade da insegurança e a violência na escola" de Flávia Schilling, da editora Moderna.Neste livro encontrei muitas informações e também algumas citações que fazem muito sentido para nós , educadores, como :

"Seja lá como for, fico imaginando uma porção de garotinhos brincando de alguma coisa num baita campo de Centeio. Milhares de garotinhos e ninguém por perto --quer dizer , ninguém grande-- a não ser eu. E fico na beirada de um precipício maluco. Sabe o que eu tenho a fazer? Tenho que agarrar todo mundo que vai cair no abismo. Quer dizer , se um deles começa a correr sem olhar onde está indo , eu tenho que aparecer de algum canto e agarrar o garoto. Só isso que eu ia fazer o dia todo. Ia ser o apanhador no campo de centeio.Sei que é maluquice, mas é a única coisa que eu queria fazer. Sei que é maluquice."J.D. Salinger, O apanhador no campo de centeio.

Ainda estou no processo de pesquisa para elaborar o projeto, o qual pretendo desenvolver com minha turma nos meses de junho e julho.

3 comments:

biapedag.blogspot.com said...

Oi, Magali! Uma sugestão: existe uma coleção de livros chamada "Violência, não". São livrinhos pequenos que trazem uma situação -problema e duas possibilidades de desfecho. Usei em algumas oficinas de Literatura e foi bem legal. As crianças gostam e a discussão que podemos desencadear a partir de cada situação é bem interessante. Recomendo. Bjs

Beatriz said...

Oi Magali, percebo com satisfação que já começastes a construção do teu hipertexto. Lembra que além de links para outros textos podes abrir link para vídeos, slides show etc... Podes abrir link em cima de imagens.Tb comentei no teu wiki.
Um abração
Bea

ROSAURA KARST said...

Oi
Magali
Olhando o teu blog e wiki vi que fizeste os hiperlink em teu PIE, mas como disse a prof. Bea poderia enriquecer com vídeos, slides show, pois bem então te convido a participar das oficinas que estão acontecendo no nosso pólo nela você pode tirar algumas dúvidas.
Um abraço
Rosaura