Monday, March 24, 2008

Sobre o portifólio

Analisando meu portfólio de aprendizagens do semestre III, conclui que deveria ter sido mais sucinto em relação as disciplinas que menos desenvolvi com os alunos , como música e teatro , e poderia ter explorado mais as atividades que desenvolvi em literatura e artes.
Penso que não seria necessário ter colocado o conteúdo desenvolvido como o fiz. Poderia ter me detido mais nos argumentos de quais observações tive dos alunos sobre o que trabalhamos, suas descobertas e conclusões. Acho que esta seria uma argumentação objetiva .
Revendo minha produção concluo que fiquei presa a descrever o que fiz , tentando demonstrar segundo meu ponto de vista,o de quem está transmitindo a informação , enquanto deveria ter sido um relato do ponto de vista dos alunos , mais objetivamente sobre as suas conclusões e ações no processo todo , para comprovar o enriquecimento da prática em sala de aula e o meu crescimento enquanto profissional.
Quanto a minha apresentação , poderia ter explorado mais os materiais produzidos pelos alunos , com power point de fotos e atividades.Inclusive havia cogitado a possibilidade de levar uma aluna que mora em alvorada para relatar sobre a atividade de artes que descrevi no portfólio ,mas em virtude do horário não foi possível. Contudo achei satisfatório o fato de ter levado trabalho de alunos para as colegas visualizarem.
Ouvindo o relato das colegas encontrei muitas semelhanças com as mudanças em minha prática.Foi quase unânime a condição de 'abrir os olhos' para as possibilidades que tínhamos de ampliar nosso trabalho e torná-lo mais prazeroso a nós e a nossos alunos.Vários relatos foram de profissionais que 'descobriram' seus alunos e suas potencialidades depois de terem iniciado o Pead.
Tenho certeza que , não somente pelo nosso desenvolvimento natural ao longo do curso, mas também pelo aprendizado que temos com as trocas e relatos das colegas , colhemos informações que colaboram para aprimorarmos nossos trabalhos. Eu acredito ter compreendido , ao longo das apresentações dos portfólios das colegas, que é importante o nosso relato , contudo respaldado por argumentos que por sua vez devem ser baseados também na vivência de nosso alunos. Devemos manter o foco no crescimento deles para comprovar o nosso. Pretendo produzir neste semestre um relato bem objetivo quanto a isto.

4 comments:

Luciene Sobotyk said...

OI Magali!
Saudades!àssei prá te deixar um grande beijo e desejar um bom início de semestre.Luciene

Rosária said...

Oi Magali
Como está este início de semestre, estou um pouco perdida em matemática, mas amanhã (sábado) vou tentar recuperar o tempo perdido...Bjo. Rosária

Rosária said...
This comment has been removed by the author.
Daiane Grassi said...

Olá Magali, gostei muito da forma como conduziste a reflexão do teu trabalho. Foste crítica e conseguiste traçar uma linha de raciocínio a partir das questões norteadoras que as professoras Bea e Iris nos deixaram no pbwiki!

Contudo, comece a atentar para questões de linguagem. Que tal substituir expressões como "achei" por "acredito, penso, percebo..."? Estas dão maior credibilidade à tua escrita, às tuas argumentações.

E quando citas: "Eu acredito ter compreendido, ao longo das apresentações dos portfólios das colegas, que é importante o nosso relato, contudo respaldado por argumentos que por sua vez devem ser baseados na vivência de nosso alunos.". Quem sabe não acrescentamos a palavra TAMBÉM logo após a palavra "baseados"? É uma outra forma de pensar :-)

Um abraço e uma ótima semana!

Daiane