Wednesday, November 14, 2007

ARTE



Inspirada na visita que fizemos ao Santander Cultural , e nas obras de Jorge Macchi, programei uma visita com meus alunos à exposição na antiga fábrica da Renner. Estão expondo lá mais de 220 artista com temas ligados e à consciência ecológica ,à reciclagem ,à sustentabilidade e ao bairro Navegantes , onde se localiza o prédio.

Decidi por esta exposição porque o tema é de fácil compreensão por alunos de menos idade , como os meus.

O resultado foi muito positivo.

Lá na exposição eles observaram os materiais utilizados nas obras( reciclados e , em sua maioria retirada de lixo) , debateram sobre as possíveis interpretações de cada obra , interagiram entrando na "maloquinha" , como chamaram uma das obras que representava um barraco construído a partir de restos de madeira mas que , como eles mesmo observaram , "por dentro era bem arrumadinho", se divertiram entrando várias vezes na fila pra entrar no "barco de jornal com um aquário dentro". Ficaram muito atentos ao entrar na sala onde havia objetos confeccionados por índios , a qual era toda escura apenas com uma luz que refletia imagens de índios, e que tinha sons de danças e músicas indígenas.

Foi uma aula de observação , reflexão , exploração e divertimento. Enfim, foi uma aula de ARTE.

Para concluir o projeto , no dia seguinte fizemos em aula nossas próprias obras de arte com sucata. Eles fizeram carro com vidro quebrado que tinha como título :' A violência' , fizeram um robô , uma havaiana , uma favela , uma 'caixa mágica' que , olhando pelo buraco não se via nada , mas abrindo a tampa ela brilhava com as purpurinas e lantejoulas que haviam dentro , fizeram bonecos de marionete com palitos, cinzeiro com um toco de cigarro preto , com dizeres:'não fume , ou seu pulmão vai ficar assim" , fizeram tudo que sua criatividade pediu!!!!!

Foi magnífico ter explorado tudo isto com eles. Tenho certeza que eles curtiram demais!

Recomendo a todos visitar esta exposição que está aberta até o dia 02/12 , e tem como título Essa poa é boa .

Um abraço!

1 comment:

Unknown said...

Olá, Magali.
Parabéns por incentivar em teus alunos sentimentos de ética e estética. Fiquei emocionada ao ler teu relato sobre as construções que os alunos fizeram após a visita à exposição, especialmente aquele carro expressando a violência.

Abraços,

Profª Neusa Sá
Ludicidade e Educação