Friday, November 17, 2006

Atividade 4 e 5 de Escola,PP e currículo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ALUNA: Magali Brewda D'Avila
DISCIPLINA: Escola Projeto Pedagógico e currículo
PROFESSORA: Maria Martha
PÓLO: Alvorada
ATIVIDADE 4 e 5

Texto: "Paulo Freire,uma presença,uma experiência"




Viajando pelo meu universo educacional
Considero ser uma professora coerente com minhas idéias.O que me orienta são os olhos dos meus alunos.
Como seria melhor o mundo se olhássemos nos olhos das pessoas...Pensando nisto tenho como hábito olhar muito para meus alunos.Procuro percebê-los pelos olhos,respeito muito o que seus olhos estão dizendo.As vezes eles tem certa dificuldade em falar de seus sentimentos,problemas e dificuldades pelas quais estão passando e acabam por se fechar.Ficam introspectivos,ou agressivos.Olhando para eles ,mas olhando mesmo,não apenas passando os olhos,podemos perceber que algo não está como deveria.
A educação atual deve ser humanizada,segundo minhas idéias.Está no momento dos professores deixarem de lado a postura de mestres e serem mais humanos.Nossas crianças estão cada vez mais sem serem ouvidas,orientadas,abraçadas.Seus familiares os deixam pela manhã para trabalhar e só retornam a noite.Crianças com 7,8,9 anos ficam em casa cuidando de si e de irmãos menores enquanto os pais trabalham.Estas crianças fazem as tarefas domésticas,arrumam-se,arrumam os menores e vão para a escola já com uma bagagem bastante pesada de responsabilidades.Devemos sim respeito a eles.Já são cidadãos,com direitos e responsabilidades.
Este para mim é um desafio realmente grande:Respeitar estas crianças em suas necessidades,suas carências,sem deixar de orientá-los dentro de um contexto educacional.
Não acho que a escola deve adentrar no papel da família de forma alguma,porém acredito que a educação em tempo integral,com assistência psicológica,atividades de lazer extra-classe,professores dispostos a olhar para seus alunos como sujeitos ativos enão passivos do processo educacional,é o caminho para humanizarmos a educação.
Quero deixar aqui dito que não fugi ao tema proposto ao trabalho,mas não gosto de entrar em discuções políticas sobre a educação.É claro que não contesto que a escola e seus integrantes fazem parte da sociedade e esta influencia na política,influenciando consequentemente na educação.Contudo tanto já foi discutido politicamente sobre a educação e em nada se chegou.Se meus alunos são tidos como excluídos pela sociedade em função de uma concepção de valores,de renda ,então eu também sou uma excluída,pois faço parte de uma classe profissional que recebe em média um salário mínimo nacional de remuneração mensal. Sendo nós excluídos,assim como eu estou chegando ao nível superior,superando minhas dificuldades financeiras,de tempo,e de afazeres(que são tantos...mãe,mulher,profissional,dona de casa,...),não cogito a idéia de limitar meus alunos ao que eles podem alcançar.A rotulação só é favorável àqueles que se beneficiam dela para se distiguir em uma posição superior.Por este motivo não gosto de entrar em debate de inclusão,exclusão,em funçaõ de concepções de classe sociais,dentro do assunto educação.

Thursday, November 16, 2006

EXPLICAÇÕES!!!!!!!!!!!!


Oi Pessoal!!!!

Não se assustem ao passear pelo meu blog: Os trabalhos que estou postando nele são os que deram problemas para abrir no webfólio.Estou colocando links de lá para cá.Foi a forma que encontrei para que as tutoras e profes pudessem visualizá-los.

Um beijão a todos e até....

Atividade 11 --Escola,PP e currículo


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ALUNA: Magali Brewda D'Avila
DISCIPLINA: Escola Projeto Pedagógico e currículo
PROFESSORA: Maria Martha
PÓLO: Alvorada
ATIVIDADE 11

a)Qual é o tipo de escola retratada no filme?
b) O que fez o professor para ensinar?
c) O que mostra que os alunos estão aprendendo?
d) Todos os alunos aprendem do mesmo jeito?
e) Todos os alunos podem ser tratados da mesma maneira?
f) Como lidar com as diferenças?

O filme,"Música do coração",retrata uma escola pública ,de um bairro pobre dos Estados Unidos.
A história retrata como um professor não depende apenas do estudo para ser um profissional verdadeiro.Nesta profissão,acima de tudo,a vocação e o amor ao próximo são imprescindíveis para o seu desempenho .Que um professor pode ter um currículo completíssimo,com vários cursos e aperfeiçoamentos,mas se não tiver amor e dedicação,não obterá o resultado com seus alunos,que um professor que,mesmo não tendo tanto em formação,mas tendo dedicação,carinho e respeito,alcançará.Não é somente o fato de aprender,mas o Querer Aprender.Não basta colocar o aluno em uma determinada sala e passar informações e avaliá-lo e aprová-lo ou reprová-lo e acabou-se.Para o aluno aprender tem que ser prazeroso,tanto para ele, quanto para o professor.O aluno percebe em detalhes a dedicação e o amor do professor à sua profissão e consequentemente aos seus alunos.E isto torna-se recíproco.O professor que se dedica,tem alunos interessados.A dedicação vai muito além da preparação das aulas,da pontualidade, da assiduidade do professor.Ela vai também ao encontro das necessidades,dos interesses dos alunos,das situações sociais vivênciadas,do respeito a cada um como um ser individual,com suas condições de aprendizado e suas limitações.Uns adiantam-se por ter mais habilidade,outros porém conquistam pouco à pouco cada mínimo sucesso,o que é tão considerado quanto o que se destaca por um rápido aprendizado.O ritmo individual é destacado,considerando que cada aluno determina sua caminhada.Cada um está inserido em um contexto,em um momento de vida especial,que merece ser considerado,pois suas necessidades não são possíveis de serem ignoradas,por atingirem diretamente o ritmo de aprendizado de cada um.

Sunday, November 12, 2006

Nova semana!!!

Oi Pessoal!!!! Estamos diante de uma nova semana!!!
Tudo se renova!!!
Não é só na virada de ano que podemos recomeçar!Acredito que cada dia,cada semana que recomeça podemos fazer tudo diferente!O que erramos,vamos fazer de forma a acertar,o que acertamos,vamos fazer melhor ainda.
Muitos beijos a todos e até...

ECS 8--Comentário

Dando continuidade a atividade 08,vou comentar sobre as mensagens que recebi das colegas Elenice e Scheila.
Nelas pude observar que temos as mesmas dificuldades de administrar nosso tempo,acabamos nos atrapalhando com as tarefas domésticas,nossa família,nossos trabalhos da Pead,nosso trabalho na escola,nossos planejamentos de aulas,nossos pareceres de avaliação de nossos alunos...
Ainda a Elenice comentou sobre sua dificuldade por não ter computador em casa.Que as tarefas,como o trabalho com o paint ,de informática são dificeis pra ela pois exigem mais tempo para elaborar e ela depende do pólo pra isto.E para a sheila também é um ítem destacado,sua dificuldade com as ferramentas de informática,no que corroboro com as colegas:Também tenho encontrado dificuldades nestes ítens.
A Sheila e a Elenice salientaram a satisfação em estar cursando a Pead na UFRGS,que também é a minha.
Concordamos todas que esta é uma oportunidade ímpar em nossas vidas,que não é fácil,está exigindo bastante de nós,mas que,sem dúvida, valerá a pena.

Atividade 08 de Escola Currículo e PPP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ALUNA: Magali Brewda D'Avila
DISCIPLINA: Escola Projeto Pedagógico e currículo
PROFESSORA: Maria Martha
PÓLO: Alvorada
ATIVIDADE 8


*Após a organização dos grupos e divisão dos textos, construa, individualmente , o Resumo Analítico do texto que você escolheu, publicando-o em seu Webfólio/Rooda


RESUMO ANALÍTICO
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: REFLEXÕES SOBRE OS SABERES E FAZERES NA ESCOLA
AUTOR(ES): Doris Pires Vargas Bolzan
DADOS DA PUBLICAÇÃO : Práticas educativas:Repensando o cotidiano dos(as) em formação.Santa Maria.Universidade de Santa Maria,data da publicação:2005
PALAVRAS-CHAVE: Proposta pedagógica-conhecimento-realidade-atualização-reflexão-reorganização da ação docente
TEMÁTICA PRINCIPAL: O texto cita diversos autores que referem-se ao mesmo tema:A atualização dos professores.Esta atualização não seria necessária somente no âmbito de conhecimentos,mas também na visão de educador.O educador deve ser aquele que tem conhecimento dos conteúdos para desenvolvê-los,mas também conhecimento da sociedade em que seus alunos está inserido e sobretudo dos seus alunos.A atualização deveria ser também,segundo o texto,da maneira do educador ver a si próprio.Não mais como um senhor do saber,mas como alguém que deve ter o conhecimento,mas estar preparado para ouvir seus alunos, refletir com as questões deles e aprender com suas dúvidas. O professor deve ser crítico de seu trabalho,analizar sua conduta,rever seus conceitos diariamente,atribuir as conquistas ou os fracassos de seus alunos tanto a eles quanto a si próprio,para que esteja sempre construindo o saber em seus alunos e consequentemente em si mesmo.
CONCLUSÕES DO AUTOR:
"A busca da compreensão da atividade compartilhada de ensino e de aprendizagem pressupõe uma clara postura ética. Ao observarmos o modo como se desenrolam os processos de interação e de mediação na atividade cotidiana das professoras e dos alunos, podemos evidenciar mais do que o processo de ensinar e de aprender, na sala de aula, senão também compreender o processo de conhecimento pedagógico em um sentido mais amplo.
Dessa forma, poderíamos dizer que um dos principais objetivos do ensino é o desenvolvimento do conhecimento compartilhado entre os indivíduos (ensinantes/aprendentes), sendo um processo que ultrapassa as situações de controle e domínio sobre os conteúdos escolares a serem aprendidos.
Desse modo, percebemos que é preciso redirecionar a escola e, para isso, temos de partir de algum ponto. Refletir sobre a prática pedagógica parece ser um dos pontos de partida, pois compreender o processo de construção de conhecimento pedagógico de forma compartilhada implica compreender como se constitui esse processo no cotidiano da escola."
DISCUTA AS IDÉIAS DO AUTOR A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS:
Serei franca em dizer que não me atenho a uma prática apenas.Em minhas aulas desenvolvo os conteúdos ,como já citei em outra atividade,de forma que,ao transmitir o conhecimento do assunto,sempre procuro relacionar com o dia-a-dia de meus alunos,incentivando o debate e a exposição de idéias.Procuro buscar neles os focos de interesse,suas experiências,suas expectativas quanto ao que proponho e ao concluir o tema faço uma reflexão com eles sobre o que acharam,o que gostaram ou não gostaram,o que aprenderam e o que gostariam de rever.Com isto consigo visualizar as vivências deles em sociedade(o que fazem em seus momentos de lazer,com quais amigos convivem fora da escola...) e as vivências familiares(com quem moram,como é sua estrutura familiar,seus conflitos e angústias em sua convivência familiar,seus desejos com relação ao futuro...),integrando aos temas desenvolvidos.Como por exemplo,quando tratamos do ECA.Desenvolvo com eles o Estatuto da criança e do adolescente.Inicialmente apresento o Estatuto,explico o que é e para que foi criado.Lemos as leis(um artigo por aula) como está descrito no Estatuto e começamos a discussão.Eles comentam sobre fatos que ocorreram em sua rua,com familiares,com conhecidos,com amigos,consigo próprios.Tiram dúvidas sobre o que estamos debatendo e depois criamos situações reais para que solucionemos com base no que foi dito no artigo(às vezes só criando soluções verbalmente,às vezes dramatizando).Em uma das aulas,discutindo sobre o direito que a criança e o adolescente tem de ser tratado com a mesma dignidade que um adulto,como está na constituição,começamos a discutir sobre o direito à vida,desde antes de nascer;a proibição ao aborto e o assunto foi para gravidez não planejada,tratamento desumano em clínicas de aborto clandestino,namoro,Aids,doenças sexualmente transmissíveis e por aí afora...Para a aula seguinte,vendo o interesse deles em doenças como a Aids e as doenças sexualmente transmissíveis,aproveitei os trabalhos do mural,que a sétima série havia feito e esclarecemos dúvidas sobre gonorréia,sífilis,canclo mole ,entre outras.Para isto,eu em casa fiz pesquisas,e descobri muita coisa sobre estes assuntos que não sabia.Foi uma troca:eles estimularam que eu me informasse e eu apresentei a eles algo que estavam curiosos para conhecer.Assim procuro integrar a "vida real "com os conteúdos que desenvolvo com meus alunos.Acredito não ter outro caminho para a educação atualmente,pois se não for assim,procurando provocar neles o interesse,o debate,tratando de assuntos que lhes chame a atenção,não há maneira de estimulá-los ao aprendizado.Além disto é assim que continuamos nós,professores,a aprender com eles,com suas experiências e suas dúvidas,sempre nos incitando a buscar mais informações e adquirirmos mais conhecimento.

Monday, November 06, 2006

Olá!!!


Acho tão lindo este quadro,esta imagem que quis compartilhá-la com vocês!

Beijos e uma ótima semana a todos!!!

Thursday, November 02, 2006

Uma reportagem...

Li esta reportagem na Zero Hora e quis descrevê-la aqui para compartilhar com vocês.Saiu no caderno "Meu filho" e tem como título:

Ele não é dono de verdades absolutas.

"A frente da turma , o professor precisa reconhecer os diferentes tipos de conhecimento trazidos pelos alunos e aproveitá-los na hora de ensinar o conteúdo.Sua tarefa é adaptar a escola ao aluno e não o contrário."

"Na sala de aula,o bom professor...
*Estabelece um vínculo afetivo com os alunos-que gostam dele- e constrói uma relação baseada no diálogo e no respeito , sem deixar de exercer sua autoridade.
*Vê na relação com o aluno uma forma de ensiná-lo a buscar conhecimento, e enquanto ensina também se percebe aprendendo,assumindo uma postura reflexiva.
*Apresenta a avaliação como um momento a mais na aprendizagem , e não como um instrumento de poder sobre os alunos.
*Não coloca a sua verdade como absoluta,reconhece os diferentes conhecimentos trazidos pelo aluno à sala de aula e sabe juntar estes saberes diferentes na hora de ensinar , adaptando a escola ao aluno ,e não o contrário.
*Valoriza a história da criança e do adolescente e respeita os diferentes ritmos.
*Está sempre com o olhar e a escuta atentos, pois se sabe mediador de um processo complexo que envolve não um número x de alunos , mas x histórias de vida diferentes.
*Sabe que os pais devem ser parceiros e se mostra cooperativo e acessível."

Fonte:Maria Inês Corte Vitória,professora da PUCRS e doutora em educação