Saturday, December 09, 2006

ECS 11

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pead Alvorada
Disciplina:ECS
Professora Vera Corazza
Aluna Magali Brewda D'Avila


"DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL: ENTRE ESTADO, PRIVATIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO"




"Como pano de fundo, percebemos a persistência do mito de uma sociedade homogênea e de uma neutralidade política da educação. Nenhuma vontade de oferecer uma educação de nível comparável nas redes pública e particular foi encontrada."

Fazendo um comparativo do assunto tratado no texto e os termos do
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb,
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Fundebef/relatsubspec.pdf
o qual foi aprovado nesta semana pela camara dos deputados, estou certa de que esta visão de "neutralidade política" está ficando para trás.
Me parece que está havendo uma mobilização política nacional pelo real investimento na educação no Brasil.Isto se confirma com o artigo 206 & VIII, onde assegura o piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar,nos termos de lei federal(o que etá fixado em não inferior a 60% de cada fundo),Art 215 & 5 A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação,recolhida palas empreseas na forma da lei; e, acima de tudo, estabalecendo a forma de cálculo do valor anual mínimo por aluno.
Estas e outra medidas previstas nesta emenda constitucional, demonstram que o governo está iniciando o caminho para tornar menor a diferença existente em nosso país entre o ensino público e privado.
A partir disto devemos iniciar o debate sobre a qualificação da educação no âmbito interno,mais específicamente,da sala de aula,da prática educacional.Este é o momento de levantar questões práticas de aperfeiçoamento e atualização dos professores.Está na hora de assumirmos nosso compromisso com o futuro educacional do Brasil.Como educadores,peças chaves no processo de reestruturação da política educacional,devemos ter uma postura profissional totalmente comprometida com o sucesso ou fracasso desta estrutura a qual somos o alicerce,pois estamos diariamente em contato com meio social de mudança do futuro:nossos alunos.

LINK PARA VERSÃO FINAL DO TRABALHO EM GRUPO:
http://www.ufrgs.br/tramse/pead/colaba/2006/12/universidade-federal-do-rio-grande-do.htm

2 comments:

Tatiana Gomes said...

O´lá..amiga!!
Excelente teu trabalho. tens muita facilidade em escrever, percebe-se!!!
Não sei se entendi bem o que é pra ser feito...cada um escreve um pouco.. eposta no seu blog,, depois junta tudo no blog colaborativa??
será isso???
bjs

Vera said...

Olá Magali, tudo bem? Parabéns já estás na ECS11. Todavia, ficou faltando alguns passos.O retorno da ECS 9, está no blog colaborativo, mas está faltando um link aqui.
Vamos continuar a caminhada... Hoje é o prazo da primeira postagem da ECS 10. Em breve darei retorno. Continua participando do wikistoria e do fórum da ECS11. Um grande abraço. Ver@