Tuesday, September 29, 2009

Que lindinho!!!!


Não resisti e trouxe pra cá o que achei!!!!!

Thursday, September 24, 2009

Centro de Interesse

Fonte: http://www.edualter.org/material/denip2004/IMAGES/organitzacio.gif

O Centro de Interesse é uma técnica pedagógica "...criada por Ovide Decroly, conhecido pelos seus estudos sobre a psicologia infantil, principalmente sobre o desevolvimento da criança e a preservação de sua liberdade . A base psicológica desta estratégia reside em considerar a vida mental do indivíduo como unidade; portanto , os temas ou conteúdos a serem estudados devem ser apresentados no seu todo e não repartidos em disciplinas ou áreas do conhecimento."(Nora Cecília Bocaccio Cinel , Centros de Interesse-Estratégia utiliza multidisciplinaridade para desenvolvimento global).
Sinto-me segura em falar sobre o Centro de Interesse , de Decroly , pois ao iniciar minha caminhada como educadora , em uma escola infantil , no ano de 1988, foi com esta técnica pedagógica . Durante os 8 anos que trabalhei com educação infantil , foi utilizando esta metodologia.
Gostaria de fazer algumas considerações a este respeito , pois penso ser importante .
A base do Centro de Interesse é partirmos sempre de um contexto amplo que irá nos permitir identificar por quais temas específicos os alunos se interessarão para nortear nosso planejamento. Por exemplo: se quero trabalhar a semente , começo com a árvore .A partir dela vou indo desde a raiz , que a fixa no solo e retira dele seus nutrientes ,para o caule , que leva os nutrientes retirados do solo aos galhos e folhas , que permite o florescer , que resultará na fruta que contém a semente , que cairá no solo e poderá gerar uma nova árvore.Este processo foi proposto por Decroly por acreditar que as crianças não percebem o mundo que a cerca de forma fragmentada , mas sim dentro de um contexto amplo. Por esta razão sugere que devamos desenvolver os temas dentro de um contexto identificável pelo aluno.
Neste processo o professor deve ater-se ao que os alunos demonstram maior curiosidade e explorar , dentro deste tema mais específico , as disciplinas integradas. Novamente vou exemplificar usando o exemplo da árvore : um grande números de alunos questionou sobre as"flores" . Fizeram comentários , trouxeram contribuições sobre flores que conhecem , enfim , demonstraram que este é um tema de interesse.
Neste contexto o professor , ao apresentar o tema "semente" e explicar seu contexto na natureza , percebeu que os aluno gostariam de conhecer mais sobre as flores. Então seu planejamento deve prosseguir com os demais conteúdos integrados a ele , pois sendo um tema que foi gerado a partir do interesse deles , de algo que faz parte de sua realidade , tende a produzir bons resultados.
Posso afirmar com base em minha experiência que é muito positiva e producente esta metodologia com alunos de educação infantil.
Atualmente , trabalhando com quarta série não utilizo esta metodologia , pois na proposta da escola os alunos devem ser preparados para a troca de sistema ( de um para 10 professores e disciplinas) que ocorre entre quarta e quinta séries, onde deverão ir exercitando a organização do material para diversas disciplinas , entrega de diferentes temas e tarefas , assim como um tempo curto e específico para cada disciplina .


Wednesday, September 16, 2009

Didática

"O sistema escolar , assim como a nossa sociedade, vai avançando para este ideal democrático , de justiça e igualdade, de garantia de direitos sociais, culturais , humanos para todos . Mas ainda há indagações que exigem respostas e propostas mais firmes para superar tratos desiguais , lógicas e culturas excludentes. Todos os textos, em seus vários ângulos, destacam estas indagações , não apenas sobre o currículo, mas sobre a escola, a docência e seus esforços para construir estruturas mais igualitárias, menos seletivas." Trecho do texto ' Indagações sobre currículo-Educandos e educadores:seus direitos e o currículo' do Ministério da educação , Secretaria da educação básica.

Wednesday, September 09, 2009

LIBRAS

Olá pessoal!
Hoje teremos presencial de LIBRAS. Por esta razão , pensei em compartilhar importantes sites no que se refere à educação de surdos , legislações específicas , serviços e atendimentos , enfim...uma série de informações relevantes neste assunto:
Ines - Instituto Nacional de educação de surdos -Desde 1857 , reconhecido Instituto junto à comunidade surda
FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração de surdos
DECRETO No 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 (dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.)
FADERS-Fundação de articulação e desenvolvimento de políticas públicas para PPDs e PPAHs no RS
No site da FADERS , há um link à esquerda que diz "serviços especializados". Nesta página há uma série de serviços úteis a nós , professores , de atendimento à diversas necessidades especiais , assim como para altas habilidades.

A alfabetização em nossas escolas

O fenômeno do letramento, então, extrapola o mun­do da escrita tal qual ele é concebido pelas instituições que se encarregam de introduzir formalmente os sujeitos no mundo da escrita. Pode-se afirmar que a escola, a mais importante das agências de letramento, preocupa-se, não com o letramento, prática social, mas com apenas um tipo de prática de letramento, a alfabetização, o processo de aquisição de códigos (alfabético, numérico), processo ge­ralmente concebido em termos de uma competência indi­vidual necessária para o sucesso e promoção na escola. Já outras agências de letramento, como a família, a igreja, a rua como lugar de trabalho, mostram orientações de le­tramento muito diferentes.”(Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola-Kleiman,2006)
Dentro deste trecho , saliento uma especificamente: "...processo ge­ralmente concebido em termos de uma competência indi­vidual necessária para o sucesso e promoção na escola."
Nossos alunos chegam à escola ricos de conhecimentos , 'letrados socialmente' , com uma bagagem imensa para ser explorada e aproveitada para o ensino , para a alfabetização. E o que é feito? Coloca-se um arreio em todos e diz: b com a é ba ; b com o é bo...Repitam! Copiem!
Aquele aluno que não consegue repetir e/ou copiar não está alfabetizado , nem letrado e tem que repetir o ano para 'aprender'!
Devemos refletir seriamente: O que estamos fazendo?

Tuesday, September 01, 2009

Reflexões a partir da leitura do texto "Didática Magna". Comênio-1657.

De 1657 até 2009 , passam-se 352 anos.
Neste período , passamos por Descartes , Montesquieu, Voltaire, Rousseau , Diderot. A monarquia no Brasil , a escravidão. A colonização do Brasil.A guerra dos Farrapos ,Nietzsche,Marx, Stirner,Mill, Spencer e Auguste Comte.
A primeira Grande guerra, Hitler,Pearl Harbor, a segunda grande guerra. Hiroshima e Nagasaki!
A chegada do homem à lua!
Péron , Getúlio Vargas , a Ditadura!
A queda do muro de Berlim!
A democracia, 11 de setembro!!!!
Se pensarmos na revolução industrial , nas tecnologias ou até mesmo na saúde , quanta mudança!!!!
Trezentos e cinquenta e dois anos é muito tempo!!!!!
Mas e quanto à educação? Onde e quais foram as mudanças na educação?
Tentativas houveram :Desde Aristóteles , Durkheim , Comênio , Comnte , Freinet,Adorno , Kant,Piaget , Montessouri , decroly , à Paulo Freire , Emília ferreiro , Ana Teberosky...e muitos outros.Estudos ,ideias , discussões , projetos , pedagogias , psicopedagogias,...
Então o que acontece com a educação?
Por que tanto se discute mas quase nada se muda efetivamente?
Ainda não consigo compreender a complexidade a respeito da educação e o porquê da dificuldade em uma evolução compatível com a que ocorreu no mundo e na sociedade mundial!!!!