Tuesday, August 17, 2010

Sobre TCC

Lendo a reportagem sobre escolha de tema para o TCC ,sugerida pela disciplina de Seminário Integrador , achei excelentes trechos que recortei e trouxe para cá :

"O tema, geralmente, está relacionado à linha de pesquisa do orientador, ou aquela que o aluno pretende investir nos anos seguintes da carreira acadêmica ou profissional. O objeto de estudo é o recorte que se faz em cima do tema.
(...) A partir desse tema, ele irá “recortar”, quer dizer, escolher um aspecto que ele considera relevante que possa ser pesquisado. Ele pode estudar, por exemplo, a questão dos salários nas empresas de grande porte, e tentar estabelecer relações entre o nível salarial e o gênero."
"O que eu percebo, porém, é que a principal dificuldade não reside na escolha do tema, mas na do objeto de estudo. O aluno até sabe qual o tema com o qual gostaria de se envolver, mas se sente incapaz de fazer o recorte, de definir exatamente o que ele gostaria de estudar dentro desse tema."
"E o que o aluno deve fazer nesse caso? Deve pesquisar .
(...)Ele pode conversar com os professores. Pode ver outras monografias, realizadas por outros alunos, e em outras instituições. Pode ler, ou reler, artigos correlatos ao tema que ele pretende investigar, ou com o qual ele acha que tem maior afinidade. Nos dias de hoje, dada a facilidade da Internet, pode-se acessar inúmeros trabalhos de pesquisa, tanto no Brasil como no exterior. Essa leitura, mesmo que não dirigida a um alvo definido, pode auxiliar o aluno na tarefa de entender quais os recortes possíveis de serem feitos. Entendendo o mecanismo, ele pode realizar seu próprio recorte"
"Claro que ele pode escolher o TCC como momento ideal para se desafiar, mas ele deve tomar cuidado com o nível do desafio ao qual se propõe.
(...)O aluno comete o erro de achar que o TCC é o momento em que ele deverá inventar algo totalmente novo, que ele deverá propor uma nova teoria. Não é isso! No TCC ele deverá estudar com profundidade um aspecto relacionado a um eixo temático, e deverá provar que sabe fazer isso com competência: que sabe formular um problema de pesquisa, que sabe escolher uma bibliografia, que sabe realizar uma boa revisão bibliográfica, que sabe elaborar um relatório final... Ser capaz de fazer tudo isso não é o mínimo, no sentido de ser pouco. Cumprir essas tarefas de uma maneira correta é trabalhoso à beça, e isso não deve ser subestimado pelo aluno! " Ivy Judensnaider

Fonte:

http://www.arscientia.com.br/materia/ver_materia.php?id_materia=467




Tuesday, August 03, 2010

Voltando... Rumo ao TCC !!!!

Acabo ô ô ô ô ôu , Acabou !!!!!!!!!!!!!!
Fim de férias!
Agora final de curso , último semestre , TCC, formatura .
Mãos à obra que o tempo voa!