Wednesday, June 27, 2007

A INFÂNCIA




Infância

Ao fazer o primeiro trabalho das novas interdisciplinas de história da educação e infância de o a 10 anos ,e refletindo sobre o filme a invenção da infância, fiquei realmente admirada ao perceber que um dia a infância foi inventada , e hoje a infância foi extinta.

Posso até estar me precipitando nesta conclusão , mas comecei a repensar a partir da experiência da minha infância , a qual eu considero ter sido realmente uma infância. Tipo normal , sabe?! Como era considerado na época. Apenas era criança : ía pra escola , fazia os temas, brincava, ficava com a mãe em casa , esperava o pai chegar do trabalho, saía depois da janta pra dar uma volta na quadra a pé pra 'baixar a comida' , ficava com os 'amigos do prédio' brincando na pracinha enquanto a mãe ficava tomando chimarrão e jogando conversa fora com as vizinhas nos finais de tarde do verão, ía à casa dos primos e voltava de madrugada , passeando calmamente , com o pai dirigindo com os vidros do carro aberto, ía visitar os primos no interior nos feriados , enfim , como já disse , uma infância normal.

Mas e hoje , como anda a infância da maioria (ou totalidade) das crianças??????

Elas fazem os temas quando chegam da escola, ou ajudam a arrumar a casa? Elas ficam com a mãe em casa, ou a vizinha 'repara' elas ? O pai chega depois do trabalho, ou o pai não mora com eles? Eles saem pra caminhar depois da janta , ou respeitam o toque de recolher da vila? Os vizinhos e as crianças brincam e conversam , ou têm medo uns dos outros? Eles saem pra vizitar familiares à noite , ou trancam-se em casa com medo dos assaltos e balas perdidas ? Eles saem pra viajar nos feriados ou passam em casa olhando tv , pois o dinheiro da família acaba sempre antes do final do mês?

Nesta comparação que fiz , aparecem dois fatores essenciais para que haja uma infância de qualidade: Uma sociedade que permita e uma estrutura familiar. Não consigo pensar em infância sem adultos (quer seja com vínculo familiar quer seja com vínculo apenas social) que zelem por estas crianças.

Cheguei a conclusão que os culpados pela extinção da infância somos cada um de nós. Deixamos acabar , fechando os olhos para o que acontecia, e sendo passivos com as mudanças da nossa sociedade, a fase mais importante da vida. Acredito que é na infância que formamos nosso caráter , que entramos em contato com princípios e ideais que nos acompanharão por toda nossa vida.

Eu realmente não sei como será a vida adulta destas nossas crianças sem infância. Não consigo imaginar adultos felizes e completos tendo sido crinças que não exercitaram o "ser criança".

Saturday, June 23, 2007

Reinício!!!

Estamos agora reiniciando !
Neste dia 20/06 tivemos a presencial para a introdução de duas interdisciplinas. Já estamos com diversas tarefas para realizar.
É como se estivéssemos começando um novo semestre.
Eu gostaria de deixar aqui registrado que não gosto desta forma de separação do semestre.Ficaria bem melhor como foi no semestre anterior , pois assim ficaria mais tempo no final para rever todas as atividades feitas. Divididas em duas etapas não sei se haverá este tempo no final para esta reflexão e complementação das produções.

Monday, June 11, 2007

PROVA!!!!!!!!!!!!!!

Realmente gerou uma certa espectativa esta prova de fundamentos da alfabetização e psicologia , pois apesar de sermos professoras e não trabalharmos mais com aquela idéia de avaliação monstruosa, assustadora , somos alunas!
O fato de sermos alunas nos remete ao tempo em que ficávamos sujeitas a estas cruéis avaliações , com definições , "decorebas" e tudo mais.

Acredito que leva um tempinho até nos acostumarmos e relaxarmos com as avaliações , mas , como estamos em eterna caminhada , vale o aprendizado com isto também!!!!!