Ao ler o texto apresentado pela disciplina de Didática ,planejamento e avaliação, constatei que a batalha por uma educação mais próxima dos alunos vem de muitos anos atrás . Ao longo do curso estudamos o movimento da "Escola Nova",do qual fazem parte Freinet e Montessori, que em suma propunha uma escola onde o aluno não fosse tão submísso e passivo com relação ao aprendizado.
Hoje estamos no século XXI e ainda lutamos pela educação com o mesmo objetivo.
Contudo , percebo também que , pouco mudou em termos de estrutura física nas escolas , mas muitos professores estão mudando sua prática.
Está havendo um movimento de "olhar" verdadeiramente para os alunos , para sua realidade , seus interesses , suas vivências , e a partir do que se vê , buscar adequar a educação às necessidades dos alunos . Está havendo uma preocupação significativa com o aluno-indivíduo , enquanto ser que pensa , age , reage , vê , ouve e principlamente aprende fora da escola.
Pelos exemplos que tenho ouvido de minhas colegas , de atividades que propoem a seus alunos , acredito que estamos em um caminho rumo a uma mudança efetiva, alicerçada por muitos como Montessori e Freinet , mas alimentada pelas mudanças sofridas nos alunos que recebemos em nossas escolas.
1 comment:
E tu Magali, o que tens feito para que teus alunos não sejam "tão submissos e passivos" com relação a aprendizagem?
Um abraço, Simone - Tutora sede
Post a Comment