Tuesday, November 10, 2009

Plano de aula

Segue meu planejamento:
A) Nível/ Etapa de Ensino:
-4º série

B) Temática focalizada:
-Criatividade ,
-Construção de texto colaborativamente,
-Sílabas e número de sílabas

C) Justificativa (da temática escolhida):
Em razão do trabalho já iniciado a respeito das obras e personagens de Monteiro Lobato , o texto “Costureira das fadas” foi selecionado por mim para realizar esta atividade, pois é um texto que se adapta muito bem ao objetivo da atividade proposta, possuindo partes (início , meio e final) facilmente identificáveis .
-Proporcionar aos alunos desenvolver a criatividade a partir de um trecho de texto como desencadeador.
-A partir da construção de um texto , atentá-los para as partes que compõem a estrutura do mesmo:começo , meio e final , bem como elementos que representam cada parte.
-Revisão de conteúdo:Sílabas e número de sílabas

D) Roteiro das atividades:
1) Leitura de trechos do texto : A costureira das fadas , de Monteiro Lobato2) Produção textual: Em grupo 3) Jogo:soletrando 4) Sistematização: trabalhar com sílabas e número de sílabas de palavras contidas no texto

E) Descrição das atividades:1) Leitura da parte do texto “A costureira da fadas” , de Monteiro Lobato entregue ao seu grupo. O texto será dividido em três partes , início , meio e final , e entregue uma parte para cada um dos grupos.
1.1) objetivo: Identificar qual parte do texto o grupo recebeu: Se o início , o meio , ou o final.
1.2) organização da turma: Em três grupos
1.3) organização dos materiais: Texto dividido em três partes
1.4) desenvolvimento:Após entregar os trechos do texto , explicar que cada grupo recebeu uma parte de um mesmo texto , e que deverá manter em segredo para com os outros grupos de qual parte é , e de como é esta parte. Deverão ler e tentar descobrir se é o começo , o meio ou o final.2) Produção textual2.1) objetivo:Desenvolver a capacidade de argumentação , a colaboração e o trabalho integrado . Produzir um texto com início , meio e final.
2.2) organização da turma: Em três grupos. Dentro dos grupos deverão se organizar tendo : quem escreverá o rascunho , quem passará o início à limpo , quem passará o meio à limpo e quem passará o final à limpo. Assim como o relator que lerá em voz alta o texto produzido.Todos do grupo deverão colaborar com idéias para a construção do texto do grupo.
2.3) organização dos materiais:Papel pardo , canetinha hidrocor , folhas de ofício e cola
2.4) desenvolvimento:O grupo deverá organizar-se para trabalhar em grupo, respeitando as idéias diferentes que surgirem e sabendo fazer suas colocações de forma argumentativa .
Completar de maneira adequada o trecho apresentado , correspondendo as partes do texto que faltam , usando idéias surgidas no grupo , fazendo o rascunho em seu caderno.
Após concluída a etapa de construção do texto , passar a limpo para três folhas de ofício, dividindo sua produção em início , meio e final, que serão coladas em papel pardo para afixar no mural da sala e depois comparar com as produções dos demais grupos.Para esta comparação , um aluno , já pré escolhido pelo grupo , lerá em voz alta a produção de seu grupo.
3) Jogo3.1) objetivo:De maneira descontraída , promover a fixação de conteúdos e a escrita correta das palavras.3.2) organização da turma: Individual3.3) organização dos materiais:bola,rádio , cd, giz e quadro3.4) desenvolvimento: Após terminada a atividade de produção dos texto , os alunos receberão uma bola a qual irão passando de um em um , enquanto tocar o cd. Quando a professora parar a música , o aluno que estiver com a bola deverá vir ao quadro e escrever ,de forma correta:
Um palavra solicitada pela professora , retirada dos textos que fizeram, que seja :
*monossílaba, ou
*dissílaba , ou
*trissílaba , ou
*polissílaba,
Será permitido aos alunos olharem na produção de rascunho (que todos terão em seus cadernos) para procurar a palavra.4) Sistematização: Fixação de conteúdos : Monossílaba , dissílaba , trissílaba e polissílaba, assim como escrita correta de palavras.4.1) objetivo: Estimular os alunos a terem atenção na escrita das palavras e desenvolver a escrita correta.4.2) organização da turma:Individual4.3) organização dos materiais:Dicionário4.4) desenvolvimento:Após o colega ter escrito a palavra solicitada pela professora no quadro , os demais colegas deverão procurar no dicionário a palavra e a professora sorteará um para vir escrevê-la como está escrita no dicionário , assim como ler seu significado.

Anexos:Parte um do texto-Início:






Parte dois do texto-Meio:


Parte três do texto-Final:


1 comment:

Unknown said...

Olá Magáli.

Parabéns, pelo seu blog.

Sou Edna, trabalho na Editora Globo, na área dos livros de Monteiro Lobato.

por favor, vc informa endereço da escola para o envio de material para os alunos que estão trabalhando as obras de Monteiro Lobato, através do e-mail: ednamc@edglobo.com.br

obrigada, abraço.

Edna Cardoso
Grupo de Publicações Infantis e Projetos Especiais