Pensando sobre os alunos de quarta série , analisando seu comportamento , suas competências , observo o quanto é prematura e despreparada a transição das séries iniciais para as finais.
É uma verdadeira ruptura da estrutura pedagógica de um período para o outro.Enquanto nas séries iniciais eles tem uma única professora , atividades interrelacionadas , flexibilidade nas cobranças de compromissos , como trabalhos e temas , projetos voltados para sua realidade e seus interesses, nas séries finais , a partir da quinta série tudo muda. Eles têm diversos professores com didáticas diferentes , pouco tempo para cada disciplina diária , em sua maioria , professores que são tradicionais em sua prática...
Pensando em tudo isto vejo que é preciso analizar , com certa urgência ,esta transição pois acredito que muito dos conflitos e da repetência na quinta série podem estar sendo causados pela falta de preparo para uma nova fase .
Talvez agora com o ensino fundamental de nove anos , com o quinto ano sendo parte das séries iniciais , com professores especializados de educação física e línguas, possamos nos atentar para isto e prepará-los melhor para a nova fase escolar .
No comments:
Post a Comment