Wednesday, December 01, 2010

Desde o início!!!!

Quando iniciei minha graduação no PEAD da UFRGS , pouco ( ou melhor, quase nada) sabia sobre computadores e ferramentas tecnológicas.
Blog??!!! Já havia ouvido falar , muuuuuuito vagamente. Sabia que era um "diário virtual" , mas como usar , nem imaginava.
A proposta de usar esta ferramenta no curso, primeiro me causou uma certa desconfiança: Expor meu aprendizado na rede , expor minhas percepções , compartilhar com milhões de pessoas pelo planeta minhas angústias , frustrações , conquistas... Me pareceu assustador.
Depois insegurança: seria eu capaz de superar minha maneira introspectiva de colocar minhas questões mais pessoais? Seria eu capaz de superar minhas dificuldades com relação às tecnologias e conseguir fazer uso do Blog?
Então sucederam-se os dias , semanas , meses e fui aprendendo... Aprendi a me "soltar" mais escrevendo aqui... Aprendi a fazer as postagens , colocar figuras , reeditar , mudar o layout das páginas ... E fui aprendendo...
Agora , fazendo esta retrospectiva , vejo o quanto mudou ! O que sei hoje com relação ao Blog , pensando em o que sabia quando iniciei aqui , NOSSSSSAAAAA !!!! Foi uma mudança de 360°!
Não só com relação ao Blog, mas aprendi a manipular as ferramentas tecnológicas em geral.
Percebi com isto uma mudança bastante significativa com relação às minhas possibilidades na escola com meus alunos.
Chego hoje a conclusão , até mesmo comparando com colegas da escola que não dominam as ferramentas tecnológicas ( como eu no início do PEAD), o quanto importante foi ter desenvolvido estas competências para uso com meus alunos. Eles , tendo nascido já na era tecnológica , tem um domínio quase natural destas tecnologias que estão por aí. Basta vermos crianças de 6,7,8,9 anos já usando com uma destreza espetacular o celular , mandando mensagens , tirando fotos , salvando e ouvindo músicas... Eles usam o computador explorando suas diferentes possibilidades , navegam pela internet com facilidade , salvam arquivos em pen drive... Passam fotos de câmeras digitais para o computador , abrem pastas , salvam as fotos em arquivos , transferem para o paint , recortam , colam , salvam...Enfim , possuem uma capacidade natural para usar e fazerem-se valer das diversas possibilidades tecnológicas do momento.
Isto deve ser levado em conta em nossas escolas. Se queremos escolas adequadas aos alunos do século XXI , temos que oferecer nelas tanto ferramentas tecnológicas compatíveis com os tempos atuais , quanto professores que possuam a capacidade de usá-las e que conheçam suas imensas capacidades no auxílio ao desenvolvimento do aprendizado dos alunos.
Percebo a oportunidade que tive cursando esta graduação, de construir minha aprendizagem , não só conforme descrito nas atividades solicitadas pelas disciplinas e postadas aqui no Blog ao longo dos quatro anos e meio , mas principlamente no que se refere ao uso das tecnologias.
Esta aprendizagem interferiu(positivamente) em todos aspectos da minha vida: pessoal , no contato com amigos através de e-mails , facebook , MSN ...; familiar , pois consigo "falar a mesma língua" que meu filho adolescente; discente , na realização das atividades da graduação; profissional ,pois posso agora proporcionar a aprendizagem aos meus alunos compatível com a era em que se encontram.
Nem consigo mais pensar naquela Magali leiga em termos tecnológicos lá de Julho de 2006!!!!!
Quanta mudança!!! Até sei teclar rápidinho.... (segredo: antes catava milho no teclado...)

2 comments:

mauranunes.com said...

Puxa Magali, quanta transformação! Realmente, é uma volta de 360º! São aprendizagens construídas que levas para a vida toda, nada mais é igual. Mudanças na vida pessoal e profissional, com certeza. Uma vez no mundo virtual, não se sai mais! Parabéns pelas reflexões aprofundadas, com conteúdo e desenvolvimento crítico que tens feito. E, especialmente, pelo crescimento e título conquistado (já considero assim, claro!). Bjão querida! Maura - tutora do SI

biapedag.blogspot.com said...

Magali!


Um beijo, felicidades e muito sucesso em tua trajetória!
Feliz Formatura!Ainda temos que fazer aquele churrasco, hein? Vamos manter contato...
Bjs